O que fazer com a borra de café?

O que? você joga borra de café no lixo???

 

O que você faz com a borra de café? A maioria das pessoas inocentemente joga fora e não sabe que esse resto de café, meio barrento, pode ser muito aproveitado. Hoje o blog do Meio Ambiente vai mostrar algumas das utilidades da borra de café.

A borra de café que sobra pode não parecer muita coisa, mas no grande esquema das coisas, ela pode economizar-lhe um pouco de dinheiro. Este artigo cobre alguns principais usos não-convencionais e alternativos para a borra de café que sobra, e talvez até mesmo o próprio café. Você pode começar a ver o início de seu dia por uma luz inteiramente nova.

1. Borra de café para combater a dengue:
Talvez esta seja a utilidade mais importante da borra para a nossa saúde, a sua apropriação como inseticida para o combate à dengue. Para fazer isso, basta colocar 4 colheres de sopa cheias de borra em um copo de água e dispor nos vasos de planta. Lembrando que ela também afasta outros insetos e pragas, funcionando como um pesticida completo. Para manter a eficácia, troque a solução a cada sete dias. Ah, e fique tranquilo: a borra não vai matar a planta, muito pelo contrário, veja a próxima dica.

2. Borra de café como adubo:
Isso mesmo, além de afastar os mosquitos da dengue das suas plantas, a borra de café é também uma boa opção de adubo. Misture o resíduo ao adubo que você utiliza e espere alguns dias pelo resultado, suas plantas vão ficar mais fotes e bonitas. Ela é particularmente boa para o crescimento de cenoura e rabanete. Neste caso, basta você misturar a semente com a borra de café antes de plantar.

3. Borra de café para limpar manchas difíceis:
Sabe aquela panela que você já tentou de tudo, mas não conseguiu limpar? Pegue-a e faça um teste: misture a borra de café com um pouco de água e em seguida esfregue com uma escova firme. Em instantes a mancha se dissolve graças ao caráter abrasivo e à acidez da borra. Importante: certifique-se de que os objetos que você vai limpar são mesmo resistentes a manchas, pois há o perigo de tingir, conforme a próxima dica.

4. Borra de café como corante:
Pode parecer estranho, mas a borra do café pode ser utilizada para tingir objetos, como tecidos e mobílias. Fazer o corante é bem simples: coloque a borra de café em um filtro ou naylon e deixe-a mergulhada em duas xícaras de água quente por um período de 5 a 10 minutos (depende da intensidade da cor que você deseja). Quanto maior for o objeto, mais borra e água serão necessários.

5. Borra de café para afastar cheiros ruins:
Outra utilidade da borra de café é “sugar” cheiros ruins, ou seja, ela também atua como um desodorizante. A solução é a seguinte: pegue a borra já seca e coloque dentro de uma meia-calça velha. Em seguida, amarre e feche a meia. Pronto, agora é só colocar em algum cantinho que você precise refrescar, como armários e até no congelador. Pode ficar tranquilo que ela vai apenas puxar o cheiro desagradável, sem colocar o cheirinho de café e ficar te provocando, dando aquela vontade de beber um cafezinho toda vez que você abrir o guarda-roupa. A ação deste desodorizante pode durar algumas semanas ou chegar a um mês. Em seguida, renove-o.

6. Repelente para gatos e pragas – Apesar de alguns de nós amarmos os gatos, não os amamos em nossos jardins; os gatos que vivem ao ar livre muitas vezes têm dificuldade para distinguir entre uma caixa de areia e o seu jardim. Você pode se surpreender em descobrir que a borra de café pode ajudá-los a fazer essa distinção! Basta misturar um pouco de borra de café com um pouco de casca de laranja, e em seguida espalhar pelo jardim. Uma vez que os gatos não gostam do cheiro do café, bem como de quaisquer cheiros cítricos, esta mistura vai conduzi-los para longe rapidamente! Não só ela pode manter os gatos fora de seu jardim ou quintal, como também a borra de café mantém as formigas bem longe! Formigas também não gostam deste cheiro, e muito provavelmente, da acidez do café. Se você está tendo problemas com formigas e tem algum tempo livre, espalhe borra de café sobre cada formigueiro. Após cerca de uma semana espalhando a borra persistentemente, a maioria destas formigas inconvenientes vai encontrar um novo lugar para morar!

7. Mantenha o encanamento da cozinha sem cheiro – Alguma vez você passou por sua cozinha e sentiu um odor desagradável, só para descobrir que vem do ralo? Você pode usar borra de café cerca de uma vez por semana para corrigir este problema. O primeiro passo é aquecer um pouco de água para ferver em um bule de chá ou em uma panela. Quando a água estiver quente, traga-a para a pia. Despeje cerca de meia xícara de borra de café no ralo, seguida imediatamente pela água quente. Você deve despejar pelo menos 5 xícaras de água fervente depois da borra. A água quente irá empurrar os grãos, garantindo que não vão entupir o ralo. O encanamento deverá permanecer sem odores por pelo menos uma semana após isto…

Agora já sabemos, em parte o que fazer com a borra do café… não jogue no lixo, ele pode ser aproveitado e tem muitas outras utilidades.

Aproveite e espalhe essas ideias para os seus amigos. E se você usa a borra de café para algo diferente do que falamos, conte pra gente nos comentários

One response to this post.

  1. Gostei das dicas!!!

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: