S.Bernardo inicia limpeza de piscinões

Previsão é que trabalho de manutenção seja concluído até dezembro

Com a proximidade do período de chuvas de verão, a Prefeitura de São Bernardo concluiu a limpeza de nove dos 14 piscinões do município, sendo dez de responsabilidade do Estado. A ação faz parte das ações de prevenção às enchentes, na qual são investidos R$ 3 milhões por ano. A manutenção dos reservatórios era feita pelo governo do Estado em parceria com as prefeituras do ABCD, mas no início deste ano o Estado assumiu o serviço de forma integral.

Nesta semana, o secretário adjunto de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado, Rogério Menezes, em visita ao Consórcio Intermunicipal, afirmou que a limpeza será iniciada no final de dezembro e que devem ser priorizados os reservatórios que estão em situação mais crítica.

“Temos um levantamento da situação de todos os reservatórios do Estado e elencamos os que estão em piores condições. Os que estão em situação mais crítica serão limpos, para que possamos minimizar os problemas causados com as chuvas, mas nem todos ficarão prontos”, disse Menezes.

Sem contrato – De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Sebastião Ney Vaz Júnior,  como a limpeza por parte do Estado não aconteceu, a Prefeitura assumiu o serviço. “Em consulta ao Departamento de Águas e Energia Elétrica, nos foi informado que ainda não há contrato para fazer a limpeza e que os trâmites ainda estão em andamento. O problema é que, enquanto isso não ocorre, aproxima-se o período de chuvas”, ressaltou.

O objetivo da ação, iniciada pela Prefeitura em março, é fazer com que a capacidade de todos os reservatórios seja utilizada em sua totalidade e, com isso, minimizar as enchentes na cidade.  “Todos os equipamentos de drenagem, o que inclui galerias, córregos, bocas de lobo, entre outros, têm que estar limpos e adequados antes das chuvas começarem”, concluiu o secretário municipal.

Atualmente, a limpeza está sendo realizada nos reservatórios da Vila Rosa e do Bairro Paulicéia. Após concluídos, restarão apenas os complexos da Vila São José, Ford Fábrica e Bombeiros. A previsão é que todos estejam limpos até dezembro.

Por: Vladimir Ribeiro  (vladimir@abcdmaior.com.br)
Eu:- Penso eu que, se não for feito urgente, pois limpeza nunca é demais, nos dá conforto em saber que estamos protegidos, deve se levar em conta o Projeto do MJC Movimento Jovem Companheiro, pois sabemos se houver um dilúvio e pegar o Centro, toda a prefeitura, o Centro de especialidades , o Cittá di Maróstica e provavelmente boa parte da Marechal e Faria Lima irão parar. Neste ponto exato, onde a Prefeitura de SBC está localizada, se não haver uma total absorção, do solo dentre outras maneiras como o piscinão, irá ser um transtorno no trânsito de Sto André, SCS, e SBC e Diadema.
Dentre tudo, ainda falta a limpeza de Bairros em toda sua extensão por garis, mesmo as que estão em proteção de mananciais… Conforme a Lei  da Billings , a mais recente decretada, os bairros(todos os bairros) tem direito a gari.
Estamos aqui no Bairro dos Casa esperando uma visita dos garis que não vejo a mais de 6 meses

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: