A Palestra no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC no dia 23/09/2011

O GRANDE DIÁLOGO QUE SE INICIOU POR VOLTA DAS 18:00H , TEVE COMO O ÁPICE OS TRABALHADORES E O MEIO AMBIENTE. OS GRANDES PALESTRANTES FORAM PAULO VANNUCHI-CIENTISTA POLÍTICO, MARILENA CHAUÍ-FILÓSOFA E HISTORIADORA E IZABELLA TEIXERA – MINISTRA DO MEIO AMBIENTE. NA MESA ENCONTRAVAM-SE TAMBÉM O DEPUTADO FEDERAL VICENTINHO E O PREFEITO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO LUIZ MARINHO. OUTRAS AUTORIDADES COMO O SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE DE SBC  GIBA, DIRETOR EXECUTIVO DE OBRAS DE TRÂNSITO- EURICO RODRIGUES, E CENTENAS DE MILITANTES, ESCOLAS, ESTUDANTES DO MEIO AMBIENTE SE ENCONTRAVAM NO LOCAL ATÉ UMA ONG QUE FOI LÁ NO LOCAL FAZER A DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS(1500 MUDAS) DA REGIÃO, ALGUMAS NATIVAS DE SÃO BERNARDO DO CAMPO COM CERTEZA.

LUIZ MARINHO-PREFEITO DE SBC, DESTACOU QUE ESTÁ SENDO FEITO UMA GRANDE OBRA EM PRÓL DO MEIO AMBIENTE. DISSE  TAMBÉM QUE ESTÁ REVITALIZANDO AS PRAÇAS E JARDINS, E QUE A PRIMEIRA COISA QUE ELE VIU QUE ERA NECESSÁRIO A SER FEITO, FOI A EXTINÇÃO DO LIXÃO. MAS HAVIA UMA BARREIRA,CENTENAS DE  FAMÍLIAS VIVIAM DO LIXO QUE ERA JOGADO ALI, O QUE FAZER ENTÃO? FOI-SE ENTÃO CRIADO UMA ONG, ONDE OS CATADORES DE LIXO APRENDERIAM A RECICLAR CERTOS MATERIAIS… ESTES PESSOAIS APRENDERAM A CONTABILIZAR, TIVERAM AULAS NA USP SOBRE OS LIXO A SEREM RECICLADOS E RECEBERAM MÁQUINAS DO PREFEITO LUIZ MARINHO , QUE SÃO CAPAZES DE TRITURAR OS LIXOS QUE ELES TEM COMO MATÉRIA PRIMA PARA SEU SUSTENTO. FIQUEI UM DIA PARA PEGAR TODO O ANDAR DESSA ONG QUE É ABSOLUTAMENTE VERDE.

LUIZ MARINHO, COLOCOU MAIS TARDE QUE ESTÁ EM PAUTA A CRIAÇÃO DA USINA VERDE E TERÁ QUE FUNCIONAR A BASE DE LIXO, ISSO MESMO, LIXO… ELA TRARIA EM TROCA DO LIXO QUEIMADO, ENERGIA ELÉTRICA , BENEFICIANDO 33% DO GASTO DE ENERGIA CONSUMIDA NA CIDADE.

OS CATADORES  NÃO VÊEM PROGRESSO PARA ELES, SABENDO QUE A BASE PARA A QUEIMA DO LIXO SERIA O PLÁSTICO, QUE UM DOS MATERIAIS QUE ELES TEM MELHOR RENDA, E ISSO É FATO, MAS SE COMPARADO À PORCENTAGEM DE LIXO QUE É UTILIZÁVEL PARA A RECICLAGEM, DISSE LUIZ MARINHO  QUE NÃO RECICLAMOS 1% DO LIXO. A PREFEITURA APÓS SER FEITA A COLETA NAS RUAS, ENTREGA O LIXO(GROSSO) PARA AS ONGS, QUE SÃO DUAS, CHEGANDO AO LOCAL ELES SEPARAM O QUE LHES DÃO SUSTENTO (O PAPEL , PAPELÃO E GARRAFAS PET) E ESSES MATERIAS ESTÃO COMPROMETIDOS, DISSE AS ONGS, ALÉM DE POLUIR O MEIO AMBIENTE QUE AS ONGS DESTACAM TAMBÉM.

APÓS LUIZ MARINHO DESTACAR QUE ISSO NÃO IRÁ ACONTECER, QUE SERÃO TODOS ABASTECIDOS E A USINA NÃO TRARÁ POLUIÇÃO , UMA DAS QUEIXAS DE ESTUDANTES NO LOCAL,  E QUE ELE PRETENDE CHEGAR A COLETAR 10% DO LIXO.

PAULO VANNUCHI, NÃO ENTROU NESSA DISCUSSÃO, DISSE QUE ÉRAMOS PARA TER ORGULHO DAS NOSSAS TERRAS, POIS É O NOSSO OURO.

QUANDO ENTROU A MINISTRA DO MEIO AMBIENTE IZABELLA TEIXERA PARA A DISCUSSÃO, TEVE VÁRIOS PRÓS E CONTRAS. ELA QUER SABER MAIS SOBRE ESSA USINA VERDE, QUE É UMA TECNOLOGIA FRANCESA, ULTRAPASSADA, QUE ELES VENDEM A TECNOLOGIA QUANDO NÃO SERVE MAIS PARA ELA, POR ISSO É BOM TER CONSENSO AO COMPRAR OS SERVIÇOS. DISSE A MINISTRA QUE ELA GOSTARIA DE COMPARTILHAR AS TECNOLOGIAS EÓLICAS  E TAMBÉM A UTILIZAÇÃO DO SOL COMO FONTE DE ENERGIA ELÉTRICA . A UTILIZAÇÃO DO SOL COMO FONTE DE CALOR E ARMAZENAMENTO JÁ É UTILIZADA EM MUITOS LUGARES, COMO EXEMPLO EM SOROCABA E NO LITORAL. PENSO EU, QUE COM O ESTUDO ELETRÔNICO QUE TENHO, BASTARIA PLACAS DE SILÍCIO PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA E UMA BATERIA PARA ARMAZENAR, NÃO ESQUECENDO QUE A BATERIA ESTÁ EM CORRENTE CONTÍNUA ENTÃO DEVERIA CONVERTER PARA CORRENTE ALTERNADA PARA SER UTILIZADA PELOS NOSSOS APARELHOS. EM MATÉRIA DE ENERGIA EÓLICA, LOCAIS QUE TEM MAIS FLUXO DE VENTOS CONTÍNUOS SERIAM INTERESSANTES A CONSTRUÇÃO, UM EXEMPLO, EM TODA COSTA LITORÂNEA .

A MINISTRA DO MEIO AMBIENTE FEZ UMA BRINCADEIRA QUE ATÉ FOI SÉRIA DIZENDO QUE, O BRASIL E SOMENTE O BRASIL É O G1 EM PRESERVAÇÃO DE MATAS, QUE MUITOS FALAM DE G20, G8, G ALGUMA COISA, MAS O BRASIL É O G1 EM ECOLOGIA MAS TAMBÉM É O MAIOR UTILIZADOR   DE AGROTÓXICOS DO MUNDO. DISSE TAMBÉM QUE ESTÃO DESMATANDO NOSSAS TERRAS, INCLUSIVE EM SÃO BERNARDO DO CAMPO,  PARA ASSENTAMENTOS DE CASAS IRREGULARES OU PARA USO INDEVIDO DA MADEIRA QUE ISSO NÃO VAI SER MAIS PERMITIDO, ESSAS PESSOAS DEVEM, PENSO EU, IREM PARA CADEIA SEM PODER SAIR E SE COMUNICAR COM ALGUÉM, POR ISSO CUIDADO CÚMPLICES, POIS NÃO IMPORTA SE VOCÊ COMPROU COMO LARANJ, IRÁ PARA CADEIA MESMO ASSIM. VOCÊS TEM SEUS DIREITOS, EU TENHO OS MEUS E A PARTIR QUE VOCÊ DEGRADA O MEU DIREITO DE RESPIRAR, ACABA  SEU DIREITO DE SUA LIBERDADE.

PERGUNTEI SOBRE O QUE SERIA FEITO DAS PILHAS JÁ USADAS E SEM CARGA, MAS NÃO ME FOI DADA A RESPOSTA, MAS DESTE MALEFÍCIO EU CONHEÇO, E SEI QUE A PREFEITURA DEVE COLOCAR POSTOS DE RECICLAGEM EM LOCAIS DO TIPO ESCOLAS, HOSPITAIS, NA PRÓPRIA PREFEITURA PARA TER UMA CAIXA LACRADA, QUE MAIS TARDE SERÃO LEVADOS ÁS EMPRESAS QUE SÃO AS FABRICANTES. NOS LOCAIS DE COLETA DEVEM SER VENTILADOS, POIS AS PILHAS SOLTAM UM GÁS CANCERÍGENO, ENTÃO DEVEM ESTAR NESTES POSTOS QUE CITEI, MAS DO LADO DE FORA E DEVEM SER RETIRADOS DE 7 EM 7 DIAS. NESTA CAUSA EU FAÇO A COLETA NA VIZINHANÇA, POR MEIO DE GARRAFAS PETS FECHADAS QUE SERÃO ENVIADAS A PREFEITURA QUE DARÃO UM FIM A ESTE QUE TAMBÉM DEVE SER RECILADO.

ESQUECI DE PERGUNTAR SOBRE O LIXO ORGÂNICO, SERÁ QUE SERÃO INCINERADOS NA TAL USINA VERDE?

NO FINAL A MINISTRA QUER VER O PLANEJAMENTO DA USINA VERDE COM O PREFEITO LUIZ MARINHO, POIS ELA ACHA QUE ISSO É PRESENTE DE GREGO!

MOZART FAGGI

Peço para quem ler o que eu escrevi pois estava lá leia também, neste mesmo blog https://mozartfaggima.wordpress.com/2013/09/23/protegendo-o-meio-ambiente-conscientemente/ que é uma observação do que foi prometido e o que está para acontecer, mas prevalece : NO FINAL A MINISTRA QUER VER O PLANEJAMENTO DA USINA VERDE COM O PREFEITO LUIZ MARINHO, POIS ELA ACHA QUE ISSO É PRESENTE DE GREGO!

Mozart Faggi

2 responses to this post.

  1. vc se interessa pela causa indígena? haverá uma mobilização nacional (incluindo SP) de 30.09 a 05.10 . saiba mais http://mobilizacaonacionalindigena.wordpress.com/ no facebook evento https://www.facebook.com/events/156206727919402/. obrigada.

    Responder

    • Sim me interesso. Há muita desinformação, fiquei sabendo que em SBC existe uma tribo em 2009… complicado viver quase meio século para saber esta informação… Além do que, sou musico também, e fiz amizades com linguagens artísticas culturais de toda a esfera, inclusive um amigo era indígina. Isso aconteceu em 13 de Julho de 2013, na 2ª Conferência Municipal de São Bernardo do Campo

      Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: