Dia 21… o dia da árvore

O dia da árvore é comemorado no dia 21 de setembro, dia de passagem do inverno para a primavera, dia que definitivamente todas as espécies de plantas saem da hibernação e começam a pedir nutrientes, pois foram dias castigados no inverno sem crescer, sem poder se alimentar, sem água suficiente, pois é o inverno é o mês das estiagens também. Então vamos receber nossas árvores, dando água, respeitando-a e se você não for tímido(a) abrace-a.

Esta foi uma das maneiras que o mundo encontrou para dar respeito ao meio ambiente, conscientizar sua população, conhecer sua mata nativa, e que, se ao menos uma entre 100 pessoas plantar uma árvore, terá uma vida saudável, e dará saúde para os que o rodeia.

Sempre estamos procurando uma maneira de plantar mudas em nossas calçadas, nossas praças, em terrenos que sinceramente não sei por que não há uma grama se quer. Estamos a procura não só de um ar mais puro, mas plantando uma árvore a água da chuva é totalmente direcionada para o solo, que irão abastecer e alimentar as raízes, mas também irão chegar a lençóis freáticos, que são as águas que irão de uma certa forma e por vários caminhos se encontrar com uma represa que irá tirar a sua sede .

Vamos lembrar da época que éramos jovens e na escola os professores passavam uma difícil tarefa, desenhar e pintar uma árvore. Hoje além dos escoteiros e lobinhos e bandeirantes que plantam  com muito orgulho uma que de certo será o nosso futuro saudável, a árvore, nossos filhos estão aprendendo a não maltratá-las, existindo até grupos escolares com muita força e garra e são quase Escoteiros, pela atitude.

Nesta data, que está por vir, existem vários projetos ambiciosos como o de Sorocaba  onde  será realizado,  em São Paulo, que será inaugurado no dia da árvore em 2011. Trata-se da instalação de um Jardim Botânico numa área de mais de 100 mil metros quadrados no Jardim Dois Corações. De acordo o Jornal Cruzeiro do Sul será criado um espaço voltado à pesquisa, conservação da biodiversidade, recuperação ambiental, educação e lazer. O outro “Verde Aru já” que está sendo promovido pela Ong Capivari Monos, com o apoio da Prefeitura de Arujá – SP, que tem o intuito de plantar cinco mil mudas, no qual, já teve início nessa primavera e chegará ao fim no começo do inverno de 2011.

São Bernardo do Campo começou essa corrida pela arborização e desde o dia 16 de setembro já está doando mudas onde muitas instituições e áreas de mananciais serão contemplados. Disse a prefeitura que serão plantados até dia 21 de setembro 1500 mudas.

O importante de tudo isso é que não esqueçamos das nossas arvores nativas, ainda vejo, erroneamente, prefeituras plantando Fícus, mas porque plantam-a?A resposta é simples, elas crescem mais rapidamente. O problema que ela , o Fícus, não é uma árvore de se colocar em calçadas, ela vai destruir a calçada, o muro mais próximo, a sargeta, a rua, o pavimento… Ela não é abacateiro mas faz um estrago igual, a longo prazo. Não adianta podá-la ela irá crescer, ela é resistente.Podar apenas as folhagens não adiantará, pois as raízes dela que são os problemas, é como se fosse um malfeitor que não se vê!

Em São Bernardo existem várias espécies de fícus plantadas em calçada e todas elas com mais de 10 anos. Veja se as ruas , calçadas, sargetas estão intactas…

O problema é escolher a árvore certa de acordo com o tamanho da calçada, se há fiação elétrica, e que ela seja nativa, pois animais sobrevivem das espécies que faz parte de sua região… Não sendo feito isso, você se mais tarde tiver problemas, e terá, com a árvore, deverá chamar a prefeitura para retirá-la. Não faça como um dos meus da comunidade que quando percebeu que as raízes estavam chegando na piscina e quebrando-a, resolveu cortá-las… naquela época a multa foi de R$600,00 por árvore, hoje ultrapassa os R$5000,00 por árvore. Então, conheça sua cidade, sua biodiversidade, suas matas nativas, pesquise, pois qualquer árvore ficará linda em sua calçada, mas veja bem o que a espécie pede.

A Bouglavinea Glabra, não é brasileira também , não é árvore e sim uma trepadeira, e suas folhas coloridas dão glamour ao seu jardim, a prefeitura não dá permissão ao plantio dela, acho que devido a sujeira que ela faz.

 

Para criminalizar o sistema das políticas ambientais que adotam hoje, vejo muitas falhas, onde algumas nenhum cidadão tem o conhecimento, pois não a vêem.

Uma das grandes é o Rodoanel que para ser feito, foi necessário a desmatação de muitas espécies , matando a flora e a fauna, e entre elas algumas em extinção. Outras ninguém conhece ou sabe da existência, que são os gasodutos que para operarem deve ter uma constante vigilância e manutenção a falta de vegetação no local, uma falta de respeito ao meio ambiente.

Existem coisas boas, como por exemplo: São Bernardo do Campo embora seja chamado terra dos batateiros, tem uma das melhores Vinhedas  do Estado de São Paulo e produzem vinho e suco de uvas das melhores qualidades.

Vamos no dia da árvore abraçá-la com carinho e manter o nosso meio ambiente cobrando e responsabilizando o governo e prefeituras pelas perdas que a evolução desenfreada trás.

DAREI  FOTOS DE ESPÉCIES QUE NÃO DEVEM SER PLANTADAS

Bonitinhas, mas são terríveis, Ficus

Sim, essa é a falsa seringuera, um ficus,  que temos em vários locais em São Bernardo do Campo, inclusive uma descendo a Estrada dos Alvarengas, próximo a Área Verde

Eucalipito, em média vive 60 anos, seu corte é feito em 5 anos para a produção de celulose, carvão vegetal e produção do papél

ADORO EMBORA A PREFEITURA NÃO SEI PORQUE NÃO PERMITE A ESPÉCIE, POIS NÃO FAZ MAL Á CALÇADA, DÁ VIDA E COR A  BOUGANVILLEA OU PRIMAVERA NO MODO POPULAR.

2 responses to this post.

  1. Posted by zé on 23/09/2011 at 3:19

    coloca a foto do terreno em frente ao poli! belas árvores lá ¬¬

    Responder

    • posso ir tirar fotos, ainda mais que estamos no fechamento do verão, e muitas aguas vão correr, as plantas no entanto, começam a hibernar….e se ela não comeu ou se nutriu o suficiente, morrerá entre o inverno, não chegando a primavera… Se vc gosta de plantas e no caso Bonsai, uma arvore plantada em vaso entre no http://www.bonsaidaperiferia.blogspot.com outro dos meus blogs

      Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: