Calçadas… almegem o verde por mais que faça sujeira

Com minha fita métrica, fui atrás  de algumas arvores plantadas a alguns anos e o que vi, são calçadas pequenas, estreitas principalmente para quem mora em área de manancial, não por culpa dos que colocaram suas casas, mas que conseguiram pavimentação ecológica  a alguns anos atrás e sua casa já estava erguida . Antes era somente pedras e terra, onde foi pavimentado com recursos ecológicos, em um tapete de asfalto que absorve a agua da chuva e deixa a terra respirar, coisa que é importante pois neste local existem muitos lençóis de agua.

As calçadas deveriam ser de no mínimo 1,60m , no entanto encontrei calçadas de 0 metros. Sendo uma comunidade, de uma associação de amigos do bairro, os próprios gestantes deveriam levar aos seus que deveria haver uma calçada por aquele local, conscientizar o bairro para não maltratar o asfalto ecológico, pois ele é o que dá a propriedade da casa e sem ele não existiria nenhuma casa ao redor.

O Asfalto ecológico necessita de fiscalização constante, varrer as vias para que os poros não se entupam, e principalmente alertar certas pessoas que insistem em fazer massa de cimento no asfalto ou descarregar o caminhão de areia na rua… isso é causa para levar uma bela multa, superior a R$1000,00. Não adianta fazer o cimentado na calçada e lavar, os porors são sensíveis, fecharão de imediato devido a areia e o cimento.

Já é a tempos proibido essa prática, mesmo com asfaltos normais, e empressas que entregam material devem estar em constante virgilha para não jogar a areia na rua. Se o dono pediu, tem que ter um local para colocar esta areia, mesmo que ela seja dentro de sua garagem. Já tive algumas discussões sobre este assunto e como protetor do meio ambiente, vendo uma pessoa da comunidade fazer cimentado na rua, disse a ele: Não pode fazer cimentado, se quiser fazer alguma reforma em sua casa que faça o cimentado em sua casa, na garagem, ou se não houver garagem, na sua sala, no seu quarto, mas na rua não. O pedreiro sempre dá risadas ao eu dar esta ordem, poruqe sou vizinho, um cara legal e pensa que isso é brincadeira, depois vendo que não é brincadeira diz que irá lavar(isso não desentopirá os póros que ele já entupiu) Depois diz que é só desta vez, logo ele sai(na verdade nem deveria estar fazendo) depois, vendo que não há alternativas em prol do pedreiro, começa a xingar, dizendo que amigo a tantos anos. Então uma sugestão que é construir um caixote  para fazer a massa… só precisa de boa vontade e digo com relação de amigos do bairro, não respondo apenas por ele, e sim pelo bairro inteiro, em meu caso por 4 a 5 vilas no que constitui a associação nossa terra. Digo para o pedreiro que se eu abrir uma brexa a ele, estou a mercê de dar autorização para outros também de fazerem o errado

Já disse que podem receber multa alta, pois já presenciei uma multa por apenas um pouco de entulho na calçada e menos de 1 metro quadrado de areia na rua… naquela época foram R$600,00 por metro quadrado, tenho notícias que qualquer coisa deste gênero irá levar 12 mil de multa, não importando se pequeno ou grande, irá levar.

Portanto as caçadas devem existir, que sejam permiáveis, ou seja, que absorva a agua das chuvas, se não puder ser toda permeável, siga as orientaçãoes de ter 60% permeável e 40 com cimento ou algo parecido, a natureza agradece.

REFERENCIA TÉCNICA DO ASFALTO ECOLÓGICO

O ASFALTO ECOLÓGICO É PRODUZIDO DE PNEU RECICLADO E APÓS A SUA APLICAÇÃO PERCEBE QUE É MAIS POROSO QUE O ASFALTO CONVENCIONAL.

TÉCNICA DE IMPLANTAÇÃO

A IMPLANTAÇÃO DO ASFALTO ECOLÓGICO É FEITA DA SEGUINTE MANEIRA; É FEITO UMA CANALETA (VALETA) E A CADA TRINTA METROS É PERFURADO POÇOS CAIPIRA, É COLOCADO BRITA (PEDRA) ENVELOPADA COM MANTA DE FELTRO (BIDIM ) APÓS ESSO É PAVIMENTADO COM ASFALTO CONVENCIONAL ATÉ A MARGEM DA CANALETA, FENALIZANDO COM A PAVIMENTAÇÃO DO SAFALTO ECOLÓGICO.

 

QUAL É A SUA FUNÇÃO E COMO SE REALIZA A MESMA

COM O ASFALTO ECOLÓGICO AS ÁGUAS DA CHUVA (FLUVIAL) É ABSORVIDA ENCONTRANDO RESISTÊNCIA NO ASFALTO CONVENCIONAL É FORÇADA A ESCOAR PARA AS CANALETAS E CONSEQUETEMENTE CHEGANDO ATÉ OS POÇOS CAIPIRAS  QUE DE FORMA FILTRADA ABASTECE OS LENÇÓIS FREÁTICOS.

OS CUIDADOS COM A ASFALTO ECOLÓGICO

PARA QUE OS OBJETIVOS DO ASFALTO SEJAM ALCANDAS, QUE É A ABSORÇÃO DAS ÁGUAS FLUVIAIS (CHUVAS) É NECESSÁRIO TER ALGUNS CUIDADOS; NÃO DESCARREGAR MATERIAL DE CONSTRUÇÃO (AREIA, PEDRA) NÃO FAZER QUALQUER TIPO DE MASSA (CONCRETO) SEM ANTES FORRAR COM LONA OU MADEIRITH.

O que está faltando ao povo é conscientização do meio ambiente, falta-lhes uma educação e São Bernardo não está fornecendo este recurso. Poucos tem a internet para fazerem a leitura de um blog ou jornal que lhes seja atraente, mas garanto que todos tem acesso a leitura de livretos e panfletos que seriam bem aproveitados. O Secretário do Meio Ambiente, até então Gilberto Marson, está em falta com a comunidade.

Mozart Faggi

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: