BONSAI, aprenda com a arte milenar e tenha o seu em casa

Eu, voltando da banda quando tinha 15 anos, um Sr deixou cair sua RG dentro do ônibus. Como para se chegar em casa era apenas alguns minutos a pé, resolvi entregar o RG de uma pessoa que entrou no Vila Ferreira, pois no dia seguinte seria dia de eleição…

O Vila Ferreira era muito perigoso entrar, mas eu com minha ingenuidade resolvi entrar, afinal estava fazendo o bem, certo? Creio que para alguns moradores que jogavan bilhar por ali não viram dessa forma e me expulsaram dizendo que levaria o RG a pessoa. Menos mau, pois fiz a minha parte.

Na saída vi grandes pequenas plantas em formatos lindos, quem as cuidava era um Japonês, na qual não perguntei  nome, mas ele me passou muitos dados, e eu sou fissurado por esta mania de embelezar os jardins. Após perguntar, e ele não entendendo muito o que eu dissera , pois o idioma Japonês ainda estava muito forte em suas veias, ele convidou-me com gestos de “vem vem” com as mãos. Fui e adorei cada minuto que estive com ele…

Anos se passaram e eu nem mesmo sabia o nome da arte, mas quando fiz 20 anos, algumas revistas me deram a lembrança daquele Sr e, fui atrás dele, mas ele não mais morava por ali a muito tempo. O negócio então era aprender com as revistas que em hora meu irmão comprava e em outras eu fazia a compra. A Primeira árvore foi um Matsu (Pinheiro Negro) que já tinha 5 anos de idade e 2 Cedro Nanã ou Cedro Anã de 3 anos de idade. Mais tarde em um supermercado vi duas raridades, o ficus sempreverdis… Eu e meu irmão, fomos atrás de outras plantas, pois sabiamos que poderia ser feita de quaisquer plantas , quaisquer árvores, então fomos atrás de Pitanga, Acerola, Goiaba, Jabuticaba, Érica, Buxinho, também os Juníperos Jacaré. Aprendemos com a ajuda de Eduardo Mizuno, a fazer a composição da terra, lavar as folhas, ticar e podar as folhas, fazer as podas de galhos, escolhê-las , podar as raízes e as radiculares, escolher o vaso “BON“. Ficamos sabendo das necessidades das plantas, do seu substrato, quantidade e cada planta era uma planta com necessidades diferenciadas.

Como nunca vimos, pelo menos eu nunca vi, uma árvore nascer de dentro de uma casa, as necessidades eram em primordial: água, terra, sol e substrato. A Natureza é bela, ela se encaixa certinho, e se a planta tratada com cuidados mesmo perdendo o vaso, ela  se regenera rápido. Com o Bonsai eu aprendi ter respeito pela natureza, ver quem é que pode ser uma bela paisagem, tentar fazer vasos”BON”

Para quem quer aprender, digo que estou a mais de 25 anos na arte e não aprendi nem metade dos alunos  que estão começando com Eduardo Mizuno. O BONSAI Planta no Vaso, é uma arte milenar, mas não a confundam de que um BONSAI dura mais de Mil anos. Um exemplo é o Cedro Anã que dura por volta de 300 anos.

Daqui para frente quem quiser aprender a arte, como cultivar terá um amigo para perguntar, pois aprender a mexer com a natureza é bom de mais!!!

Bonsai-Árvores em bandeja ou vaso onde BON é vaso e SAI é Planta ou árvore arte.

          Os Chineses foram os primeiros a plantar árvores em vasos(em 200 dc). Uma obra de arte feita pelo homem que encanta pela  beleza e pela perfeição em reproduzir na totalidade uma árvore em uma miniatura de árvore.

         A reprodução perfeita desde as características dos galhos e do crescimento de uma árvora maior.

        Temos dois métodos de cultivar Bonsai, o Misho, feito a partir de sementes, e o Yamadore, que são mudas colhidas na natureza, que devem ser de caule curto e mudas bem novas para poder ser moldada.

Como fazer o controle do crescimento:

  • A restrição do crescimento de um Bonsai se dá pelo vaso utilizado.
  • Poda das raízes que devem ser feitas no inverno (época de dormência da planta), com troca de substrato, sempre pensando na espécie e idade da planta.
  • Adubagem feita com adubos com menosquantidade de nitrogênio (que favorecem o crescimento do caule e folhas).
  • Regas moderadas, só quando a terra estiver seca, e não úmida.

          O tamanho geral do Bonsai varia de 5 a 80 cm. O Shohin tem em média 25 cm. O Nano tem em média 7 cm.

Estilos de Bonsai:

  • Chokan – Ereto formal – com tronco reto, ramos simétricos ebalanceados.
  • Moyogi – Ereto informal – tronco sinuoso.
  • Shakan – Estilo inclinado – Tronco reto ou ligeiramente sinuoso, inclinado em uma direção.
  • Kengai – estilo cascata – se dirige para fora da lateral do vaso e se movimenta para baixo.
  • Han-Kengai – Estilo semi-cascata.
  • Fu kin agashi – tronco e ramos inclinado como que desenhado pela força do vento.

Cultivo e cuidados  – Ao plantar um Bonsai, deve-se podar as raízes e galhos secos com tesoura bem afiada, pensando já na forma que deseja dar ao Bonsai e procurando igualar a proporção entre os galhos e raízes. Acomodar as raízes no vaso e acrescentar terra apertando com os dedos. Se necessário colocar um apoio por uns 5 meses.

Manter a planta a meia sombra, ao abrigo dos raios solares e vento.

Regar 2 vezes ao dia por 3 meses até a planta pegar realmente.

Temos ainda dois métodos de cultivo de mudas. O Sashiki, por estacas e galhos e o Alporquia, forçando o crescimento de raízes em um determinado local de um galho ou tronco de árvore natural.

Dica – A Azaléia da um lindo e florido Bonsai.

Existem Bonsai’s de 1m, na qual as árvores são difíceis de se podar, como o Pau Brasil, ou uma trepadeira chamada Bougainvillea, mais conhecida como Primavera ou Três Marias que fica bonita se grande, uns 80cm.

As perguntas poderão ser feitas por aqui mesmo, comente:

75 responses to this post.

  1. Eu gostaria de aprender a fazer e cuidar para o meu jardim.

    Responder

    • Em primeiro lugar, saiba que você pode fazer um BONSAI com quaisquer tipos de arvores e o que ele precisa é apenas agua, luz, ventilação. Portanto o local mais indicado seria fora de casa(nunca vi uma árvore crescer dentro de uma casa, mesmo que fosse possível, morreria sem a ventilação e o sol). Uma outra coisa que necessita são os nutrientes e como estão em um vaso, necessita dependendo da planta, a cada 2 anos ser trocado de vaso, de terra. Os nutrientes são torta de mamona mais farinha de osso, que se compra em qualquer casa de botânica. Gostaria de saber qual planta ou árvore quer fazer para que vire um bonsai qual região mora, nordeste, sudeste em SP, no RS, coisas do tipo, pois tendo estes dados, é melhor para vc entender a preocupação que deverá ter em relação ao BONSAI

      Responder

  2. Gostaria de aprender a fazer a planta.

    Responder

    • Não seria fazer a planta, mas sim cultivar a planta que escolheu para ser o seu BONSAI . Eu tenho um BONSAI de Pau Brasil, que chega a 15 m de altura com um diametro do tronco de 2,5m e uma copa de 8 a 9m… o Pau Brasil chega a sua idade madura em 2 anos com 2,5m dando frutos, no entanto eu tenho o Pau Brasil a 13 anos e apenas está com 1m de altura com uma copa de 1m e o tronco com 30cm de diametro …. primeiro escolha a árvore, depois me diga a região em que mora, pois gostaria de saber se é muito quente ou deveras frio. saiba que mesmo sendo um bonsai de limão se bem tratado ele dará frutos do tamanho normal, sendo assim colherás frutos em um pé de limão que terás em casa.

      Responder

      • Posted by jose carlos on 05/11/2012 at 21:54

        gostei muito. e quro tirar duvidas tenho uma jaboticabeira de 87cm altura 42cm tronco 46x46x9bandeja e a 4 anos ela nao produz frutos que devo fazer

  3. Posted by maria de lourdes on 09/11/2011 at 0:51

    gostaria de começar um bonsai de goiaba e um de azaleia,moro em minas.são plantas para esse clima?
    depois de plantadas, qual a primeira poda?
    obrigada.

    Responder

  4. Azaléia são plantas, e pedem cuidados extremos aos que querem cuidar das plantas.
    As Azaléias tem sua flora no inverno, e durante o ano inteiro só ficam com as folhagens verdes escuras.
    Considerando que é uma planta que dá flores apenas no inverno, e no resto do ano folhas e um caule robusto e lenhoso, sim ela pode ser adquirida para ser um bonsai.
    Explincando um pouco de Bonsai, o que determina o BON SAI não são as podas de folhas, embora sejam importantes, mas a poda de radiculares, raízes, troncos,galhos e para uma melhor visialização do BONSAI, com formas e características da mesma.
    Um Bonsai ou qualquer planta que são árvores, só podem ser podadas na sua fase adulta, ou seja, depois de darem flores, frutos ou no seu decorrer entre 2 a 3 anos… depois pode-se podar de 2 em 2 anos, sempre mudando de vaso, trocando a terra.
    A Azaléia da-se bem em todo o território Brasileiro, com mais de 200 espécies no Brasil, aguenta frios intensos e calores tortuantes, mas a unica coisa que nçao pode faltar, nem para a azaléia e nem outra planta é a agua.
    Dependendo da especie, nutrir esta panta é fator de importância e, não nutra no inverno. A explicação é que no inverno as plantas adormecem, hibernam. Mesmo assim, a azaleía da cor e vida no inverno, principalmente em Minas Gerais e São Paulo que se utiliza muito dela.

    Abraços… se há mais dúvidas, pois sei que há, não exite pergunte

    Responder

  5. Posted by Andréa on 03/06/2012 at 17:19

    Ganhei um Pau Brasil de aproximadamente 30 cm e ainda está plantado no saquinho preto. Moro em Belo Horizonte/MG. Como faço para tranforma-lo em um bonsai?

    Responder

    • Muito legal o Pau Brasil. Eu gosto do Pau Brasil e o Pau Brasil adora MG(principalmente no verão). Em 1° 30cm de altura não é idade, portanto para uma árvore se tornar uma árvore de vaso((( BONSAI))) deve ser adulta… mas ai vc me pergunta, quando eu sei se a árvore está adulta ou não? Simples… um Pau Brasil se torna adulta em 2 anos e provavelmente terá seus frutos(flores)… Se quiser começar agora, com 30 cm é melhor que comece já, no inverno…. Por estes dias, vou pegar uma árvore que ninguém imaginaria que pudesse ser reduzida, para mostrar as técnicas , por enquanto peguem as informações de um outro blog meu, destinado apenas para bonsai http://bonsaidaperiferia.blogspot.com

      Responder

  6. Posted by Nelson Dezaso on 02/09/2012 at 20:59

    Ola… Estive na feira de Flores de Atibaia e comprei um lindo pé de azaléia branca. Esta toda florida. É ainda um pé pequeno, Eu gostaria de saber qual o primeiro passo para fazer desta azaleia um lindo bonsai ??

    Responder

  7. Posted by Vanessa on 03/09/2012 at 16:26

    Olá!!! O que vc. indica para uma principiante, que não tem experiência alguma???? Abraço!

    Responder

    • Posted by Edgard on 28/05/2013 at 15:54

      Existem diversas qualidades no mercado, porém sugiro que escolha as nativas de sua região, por serem mais resistentes e se adaptarem melhor ao ambiente.

      Responder

  8. Posted by mirian teixeira on 23/09/2012 at 2:25

    sou apaixonada por bonsai gostaria de ter um sera que consigo aprender a cuidar de um como faso para cultiva-lo posso comprar uma muda e cuidar sem nunca ter feito nada de estudos referente a jardinagem me indique um livro para comecar a aprender

    Responder

  9. Posted by davi on 29/09/2012 at 20:03

    como planto um bonsai de pe de limao?e como cultivo?

    Responder

  10. Posted by rosangela on 05/10/2012 at 12:32

    bom dia, moro em um lugar quente e gostaria de dar um bonsai de presente para meu marido, além do bonsai é claro quais “ferramentas devo comprar, e qual seria a melhor planta? vi uma chamada flor do deserto que achei interessante, tmos aqui tambem a primavera e a zaléia… obrigada, e parabens pelo seu lindo trabalho

    Responder

  11. Eu tenho uma azaleia e as flores dela estao murchando estou com medo que ela morra.O que devo fazer?

    Responder

  12. Ponho ela para pegar sol todo dia de manhã, ponho um pouco d’água, só que seus galhos estão ficando marrom embora as folhas estejam verdes.
    Me de uma dica, de como cuidar.Minha Azaleia é hibrida mistura de branco/ rosa e rosa claro/ rosa escuro.

    Responder

  13. Posted by Mile on 11/10/2012 at 13:04

    Estou cultivando um bonsai ,mas ele está ficando mucho , e eu não sei o que estou fazendo de errado , visto que rogo duas vezes ao dia …e coloco um pouco no sol pela manhã! alguem pode me dar uma dica ??

    Responder

  14. Eu gostaria de saber se com Ipês ou com árvores decíduas seria aconselhável? E também tenho curiosidade sobre o butiazeiro, ou umbu e figueira, porque eu admiro muito mais a flora nativa do que a exótica kk.

    Responder

  15. Olá, amigo Mozart!

    Gostei muito do seu post, muito interessante e criativo. Vi que você gosta de flores, nós temos um conteúdo em nosso site que auxilia em como montar uma floricultura, leia: http://www.ikebanaflores.com.br/catalog/category/view/s/como-montar-uma-floricultura/id/73/

    Também estamos disponibilizando em breve em nosso site um artigo sobre bonsais, muito interessante, vale a pena dar uma olhada. Ainda mais você que gosta desta arte tão incrível!

    Saiba mais também em nosso blog: http://www.ikebanaflores.com.br/blog/

    Até logo.

    Responder

  16. Posted by Aridinei Tito on 14/11/2012 at 12:26

    Olá, ganhei uma muda de jabuticabeira, como transforma-la em um bonsai.
    moro no centro oeste do estado de São Paulo, clima quente.
    abraço muito obrigado.

    Responder

  17. Posted by Christian on 21/11/2012 at 1:50

    quero fazer bonsai de Ipê amarelo e moro em Goiania – Go, como proceder?

    Responder

  18. Posted by Marcia on 23/11/2012 at 13:57

    eu gostaria de comprar um para ter na minha sala. moro no rio de janeiro, alguém poderia me indicar um lugar. não consegui achar por aqui…

    Responder

  19. Posted by Marcia on 23/11/2012 at 13:58

    Bonsai – não especifiquei no comentário anterior (Onde comprar no RJ).. obrigado

    Responder

  20. Posted by jose alex on 25/11/2012 at 11:20

    gostaria de saber se o pau brasil aceita as tecnicas de desfolha normalmente como as outras arvores pois estou com uma planta que ja esta na ora de aplicar as tecnicas mas tenho medo ja que é uma especie nova pra mim. obrigado

    Responder

  21. Posted by lois on 06/12/2012 at 12:30

    Acho maravilhoso poder ter arvores dentro de casa, pois esse privilégio nos permite esta em contato com o inicio da criação feita por Jeová. Quero muito apreder como fazer bonsai para poder ter essas belas criações em miniatura na minha casa.

    Por favor me ajuda, pois é muito importante para mim.

    Responder

    • Posted by Edgard on 28/05/2013 at 16:00

      Para começar, nenhuma arvore é de interior, então todas elas devem pegar sol diretamente nas folhas.
      Caso vc não tenha muito espaço, sugiro que arrume uma espécie que precisa de pouco sol. Uma espécie que pode ser escolhida é a carmona, a jabuticabeira ou a serissa, que necessitam apenas de mínimo de 2 horas de sol

      Responder

    • Amigo, antes que vc comece, direi o seguinte, estas criações de miniaturas em forma de arvores são Budistas, se não há problema nesse ítem, vamos fazer simum bonsai e digo agora é hora de fazer , comprar uma muda, cuidar de um Bonsai!

      Responder

  22. Posted by adriana on 12/12/2012 at 11:41

    Ola ! sou de Brasilia e comecei a cultiva um Ipê ele esta lindo ,qual a dica que vc mim dar pra ele crescer como bonsai ele tem uns 4mês esta bem novinho ,o que devo colocar como adubo e subrimentos ?

    Responder

    • Você quer flores? comece a adubar com 20% de farinha de osso e 80% de torta de mamona, isso dará flores. Mas se vc quiser que ela fique forte, não peque e espere, afinal são 2 anos para a arvore ficar adulta e, não deixe de colocá-la no sol e receber agua de chuva(até eu gosto de tomar um bom banho de chuva, quem dirá as plantas?)

      Responder

  23. Posted by RAYSSA on 09/01/2013 at 14:45

    OLA EU MORO NO NORDESTE E QUERIA SABER SE É POSSIVEL FAZER UM BONSAI DE IPE COMO VC ME ACONSELHARIA A CULTIVA-LO PRA SE TORNAR UM LINDO BONSAI

    Responder

  24. Posted by fastrm on 15/01/2013 at 14:18

    Bom dia Mozart Faggima!
    Ganhei a pouco tempo algumas sementes de Ipê Amarelo, já que em casa não tenho espaço, acabei criando um jardim suspenso com várias espécies de planta, o qual já era desejo de minha esposa. Com a semente tive a ideia de cultivar na arte do Bonsai. Na verdade, estou com medo de perder a semente, qual dica para um iniciante?

    Responder

  25. Posted by Tatiane on 09/02/2013 at 19:03

    Olá!
    Pesquisando na Internet sobre como cuidar de bonsai, encotrei seu site!!!! Preciso de algumas dicas, pois ganhei de presente um cedro nana de 3 anos e, um mês depois algumas folhas começaram a secar. Aumentei a quantidade de água, porém temo molhar demais e apodrecer as raízes, as folhas continuaram secando…. tenho deixado em ambiente externo e uma boa parte do tempo no sol, o que mais devo fazer? não quero que ele morra, o que você sugere? Moro em Santa Catarina.
    Obrigada pela atenção

    Responder

  26. Posted by Larissa on 16/02/2013 at 0:33

    Oi! Tenho um bonsai de cedro, recentemente comprado… De uns tempos pra ca ele vem amarelando as folhas, e realmente nao sei o q fazer para salva-lo… Ele deve ter uns 10 cm de altura. Eh falta de sol? Excesso ou falta de agua? Por favor, me ajude, esto pedida! Obrigada!

    Responder

    • Perdão não ter lido antes… 90% das plantas que se dizem ser bonsai, vendidos nos grandes comércios, são frágeis, morrerão se não tivermos boa conduta. Mas o que fazer para não comprar um bonsai falsificado? A planta é pequena, pegue-a entre os dedos pelo tronco, levante-a… ela não poderá sair terra, não poderá desgrudar do vaso senão é falso!

      Responder

  27. Posted by Wesley Neri on 14/03/2013 at 11:31

    Gostaria de saber a melhor maneria de cuidar dos bonsais de goiaba, de guariroba, cereja e jabuticaba. Existem cuidados especificos para cada uma dessas especies?

    Responder

  28. Posted by Allyson on 17/05/2013 at 23:27

    Eu tenho um bonsai de acerola ele já tem +/- uns 2 anos e não dá frutos alem disso suas folhas estão amareladas pode ser o solo, ou pelo fato de eu podar ele muito? A dubacão é feita com farinha de osso misturado com humos de minhoca, e uso fertilizante foliar com micro nutrientes (esse é o unico fertilizante com micro nutrientes que eu uso)

    Responder

  29. Posted by Thaís Carolini on 22/06/2013 at 1:43

    Ganhei sementes de ipê amarelo, e gostaria muito de cultivá-lo como bonsai. Porém ainda tenho muitas dúvidas sobre o plantio por ser a primeira vez que o faço. Quais cuidados eu deveria tomar, como germinar e como plantar? Obrigada desde já ((:

    Responder

  30. Posted by Leonardo on 15/08/2013 at 18:28

    Parabéns pela iniciativa. Sempre fui fascinado por bonsai, consegui germinar 4 sementes de limão ciciliano. Gostaria de saber quando faço o transporte para o vaso e como deve ser feito a primeira poda?? Att

    Responder

    • Olá amigo, desculpe o atraso… quaisquer plantas só estarão adultas quando dão seu fruto e é nesta época que deve ser podado no inverno. Mas se a árvore não der frutos, calcule dois anos… Se a planta estivesse no jardim, na praça e não em om BON ela alcançaria 2 metros de altura

      Responder

    • Fiquei ausente, peço desculpas, tem perguntas que deveriam ser respondidas a um ano atrás, mas digo… o transplante de um Bonsai varia de ano em ano sendo que algumas são de 2 anos. Troca-se a terra, o vaso, corta-se e limpa a raíz e radiculares e fazem aramações, podas de galhos, folhagens, são feitos também, mas sempre bem planejado.

      Responder

  31. Posted by rodrigo on 14/09/2013 at 17:32

    quero começar um um bonsai de ipe amarelo, como faço, ja tenho a arvore, tem uns 8 meses.

    Responder

  32. Posted by Laiza on 21/09/2013 at 22:38

    tambem gostaria de fazer um bonsai de ipê amarelo, ganhei uma semente do dia da arvore hoje e ñ tenho onde plantar ela e queria que ela estivesse sempre comigo ai me veio a ideia de que se fosse um bonsai poderia levar onde eu fosse. sei que a arvore vai levar anos pra crescer mas tambem penso que cuidar dela com minhas próprias mãos a faria ainda mais especial .

    Responder

    • Este blog está bem direcionado ao meio ambiente, no entnto eu não resisti, fiz um de ciclismo , de cultura e a arte que une tudo isso, meio ambiente, cultura, entre outros … agora estou fazendo meu vaso que em tamanho normal tem quase 1 metro(vai ficar lindo) venha para o blog que também eu criei http://bonsaidaperiferia.blogspot.com vc irá gostar!

      Responder

  33. Posted by Gabriel on 11/10/2013 at 18:28

    Quanto tempo demora pra uma SAKURA em BONSAI crescer e florescer ?

    Responder

    • Você deve estar pensando na Cerejeira Japonesa por ser de tão belo a arvore coberta por flores… No Brasil temos no Sul a Cerejeira Branca e a Cerejeira Rosa, ambas da espécie Rosaceae, na qual a Maça(conhecida como Malus) as melhores espécies estão também no sul. Mas você me pergunta quanto tempo para ela florir…Dependendo do clima, pois elas são árvores de frio, demoram 2 anos para ficarem adultas e no ano seguinte deverá dar flor e fruto… as vezes esperamos mais que o normal… crie um vinculo com sua planta… aqui aonde eu moro sei que não poderia levar a frente um ACER, ou até mesmo a Sakura que vc me disse, o clima é frio mas não mata ninguém, no entanto a planta morreria seca e estorricada!

      Responder

      • Posted by Gabriel on 15/10/2013 at 12:58

        Olá, obrigado pela resposta !

        Conforme mencionou, é da Cerejeira Japonesa mesmo que estou falando. Eu quero muito ter uma mesmo que comece da semente ou de uma muda.
        Eu moro na cidade de SP mesmo próximo da Serra da Cantareira, aqui é quente as vezes frio uma mescla de climas. Você acha que ela viveria bem nessas condições climáticas ? Já o fruto dela e de tamanho normal ou tbm é reduzido no caso do Bonsai ?

        Grato !

  34. Olá! Gostaria de fazer bonsais de Três Marias, moro no RS. Obrigada🙂

    Responder

  35. Posted by Ana on 14/11/2013 at 18:20

    bonsai é uma coisa que me encanta, gostaria muito de aprender a cultivar, em minha casa tem azaleias acho que daria um lindo bonsai florido. Moro no interior sudeste de SP.

    Responder

  36. Posted by cristiane santos on 21/11/2013 at 19:37

    adorei a ideia de ter um bonsai de azaleia,minha planta farorita,meu marido pratica artes marciais e tem paixao pela cultura dos japoneses.moro em minas gerais bh,capital.como posso fazer um?devo comprar a muda da planta,quais sao os primeiros passos?grata

    Responder

  37. Posted by vanessa on 10/12/2013 at 3:07

    Gostaria de cultivar uma acer palmatum, quais primeiros passos devo tomar? moro em Minas Gerais, nordeste mineiro.

    Responder

    • o Acer em si é de locais úmidos, frios e acho que a região não é apropriada, porém encontramos algumas espécies que alguentam, a Palmatum Bordô… para fazer mudas vc precisa apenas de um talo, cortado a 45° enfiado na terra e deixar estes talos envolvidos com papel celofane, para não deixar a unidade sair do local… se o galho que vc estará infincando estiver vivo ou seja, se vc enverga ele não quebra com aquele treck de madeira seca, você tem 50% de chance de ter uma muda… o sistema que é usado para dar mais mudas é de alporquia.

      Responder

  38. Posted by Alex on 15/12/2013 at 18:04

    Boa Tarde

    Estou querendo iniciar o cultivo de bonsai.Quero fazer um de jabuticabeira,um de goiabeira e outro de acerola,moro em pedro leopoldo-mg.
    Tenho a muda de goiabeira,ja as de jabuticabeira e de acerola ainda nao,só sei tem as árvores grande no quintal de casa como devo fazer??

    Responder

    • Desculpe por demorar a responder, mas as Myrtaçae(jaboticaba, goiaba, acerola) tem raizes unicas com poucos radiculares e profundas… vc deve escolher um vaso alto… estas espécies de pantas são ótimas para fazer Han Kegai…. dependendo da altura do vaso a Han Kegai ficará mais linda

      Responder

  39. Gostaria de saber como posso fazer um Bonsai de IPÊ. Plantei as sementes elas Germinaram a 4 meses! os ipês que tenho são: amarelo, roxo e rosa. Morro em Fortaleza-ce

    Responder

    • Olá amigo, começando um Bonsai de bebê, isso é legal pois vc cria um vinculo afetivo com ela, e, parece que ela entende o que vc quer dela!… Você irá deixar ela crescer sem podas em nenhum lugar e deixará por dois anos(é quando a planta se torna adulta) e se ela for bem cuidada, vai lhe dar a beleza das flores. Agora, no inverno ela entrará em hibernação , irão crescer pouco as raízes, folhas, cairá as folhagens , no caso do Ipê, podem na época mais dura do inverno, dar flores, porém, só depois que ela estiver adulta… 2 anos ou se plantada na rua, 2 metros… depois seguem as podas e algumas estão nesse blogger http://bonsaidaperiferia.blogspot.com.br

      Responder

  40. Posted by geo on 03/05/2014 at 18:15

    meu ipe esta lindo …mas nao da flores …existe algum produto que ajude ele a dar flores ?

    Responder

  41. Posted by Rayder on 13/08/2014 at 2:41

    Sempre fui curioso pela técnica… Sempre achei incrível vc olhar para uma plantinha de 20cm e parecer olhar para uma de 30m de altura…
    Pensei em cultivar um, mas não conheço nada… E sempre pensei em cultivar uma de uma árvore frutífera. Vc pode me ajudar?

    Responder

    • Nas frutíferas existem algumas que dão folhas pequenas, aromas deliciosos e aguentam, mas não por muito tempo, dentro de casa…. são resistentes… a Amoreira, a Pitanga, a Romã(existe uma espécie que se chama Romã Anã) são de cores bonitas e de um aroma inquestionável, são plantas brasileiras!

      Responder

  42. Boa tarde! Moro em São Luís – MA. É possível cultivar um Bonsai de Azaléia aqui?

    Responder

    • Nesta época do ano já fica meio ruim cultivar quaisquer bonsais, e ainda se tratando de uma Azaléia em um local quente, creio que só se fazendo experiência. Não irei dizer que não conseguirá, pois a natureza é bela e do nada, uma planta que vc pensava ter matado, ressurge… Vamos dizer que seja Fenix! Já vi isso acontecer diversas vezes comigo!

      Responder

  43. Olá, tudo bem?

    Primeiramente, parabéns pelas dicas e postagens, são ótimas e muito profissionais.
    Eu sou primário no cultivo de plantas e pequenas árvores, mas tenho ganhado gosto a cada dia que passa. Eu gostaria de saber algumas informações sobre o cultivo de Bonsais de Goiabeira/Amoreira/Pitangueira:
    – Onde deixá-los;
    – Regar quantas vezes;
    – Poda;
    – Terra;
    – Adubo.

    Desde já muito obrigado pela ajuda e fica no aguardo da sua resposta.

    Abs!

    Responder

    • A resposta está aonde você mora, sudeste , nordeste, sul…. enquanto a poda, são feitos geralmente no inverno, para evitar a sangria(seiva) e para que a planta não adoeça… regar vai depender do local….terra será sempre a que contem hulmus, misturado com um 30% de Pedrisco de areia lavada de rio… depesmdendo com vc fizer a mistura da terra, vai dizer o quanto deverá ser a rega. Adubo na época da primavera é muito importante 40% de farinha de osso com 60% de torta de mamona, ou , se ela é flores como a Érica, Azaleia, Ipê, coloque um pouco mais de torta de mamona uns 70% de torta de mamona, com 30% de farinha de osso… quando vc quer flores nas plantas, retire totalmente o farinha de osso e só coloque torta de mamona de 15 em 15 dias…. mas preste atenção, retirando o farinha de osso dará flores, mas o verde, folhas e galhos estarão a mingua… por isso o equilíbrio!

      Responder

  44. Posted by Débora on 30/09/2014 at 0:39

    Comprei um buxinho no supermercado com aquela forma arredondado .. Como faço para cultivá- lo para que se torne um bonsai??? Qto tempo essa espécie demora para engrossar o tronco???

    Responder

  45. Posted by Bianca Ribeiro on 19/12/2014 at 12:29

    Oi…dei a minha filha de 10 anos um bonsai de Goiaba comprado em supermercado. Moramos em apartamento na cidade de Joinville SC. Estamos ficando preocupadas pois a mudinha esta enfraquecendo a cada dia, hora as folhas encontram-se murchas, horas estão bem…noto que algumas folhinha novas não estão desenvolvendo, e estão secando. Não quero deixar essa mudinha morrer. Preciso de ajuda. VOCÊ PODE AJUDAR? Não estou encontrando muitas informações na internet.
    Aguardo seu retorno.
    Muito Obrigado.

    Responder

  46. Posted by luiz fernando on 13/02/2015 at 15:19

    Ola sou do pernambuco,ai eu queria saber se um pé de seriguela ou de umbu da certo?

    Responder

  47. Posted by Leticia on 14/02/2015 at 14:03

    Queria muito comprar um bomsai de ypée amarelo? obrigada

    Responder

  48. Posted by mauro on 28/02/2015 at 14:06

    Oi tudo bem Eu queria cultivar um bonsai de umbuzeiro moro em minas gerais em belo horizonte mais não sei nada sobre esse assunto eu comprei um bonsai de tuia nana recentemente e me enteressei pelo assunto queria plantar o meu e começar do zero e eu queria que você me falasse tudo que sabe sobre o umbuzeiro como plantar aguar podar tudo. E ja me adiantando muito obrigado.

    Responder

  49. Posted by Thayene on 28/02/2015 at 15:03

    Olá! Gostaria muito de cultivar um bonsai de cerejeira e outro de Ipê. Gosto dos bonsais floridos e me interesso muito pela técnica e tudo que vem do Budismo! Moro no Rio de Janeiro-Capital, na minha casa bate pouco sol, mas tenho espaço do lado de fora e também na lage, poderia levá-los para pegar sol diariamente.
    Quais dicas você poderia me dar? Posso deixá-los dentro de casa e só tirá-los para pegar sol diariamente? Melhor plantá-lo por muda ou sementes? E para adubar?
    Muito obrigada!

    Responder

Deixe uma resposta

