Usinas Verdes— O que são?

Tínhamos próximo a nossa represa aterros e mais aterros de lixo, inclusive onde eu moro era um aterro, e digo que o local ainda sofre impactos.

Nesta administração o prefeito Luiz Marinho, que já foi Ministro da Previdência Social ,  veio para São Bernardo para melhorar. Em 2 anos fez 5 UPA (Unidade de Pronto Atendimento) no lingüajar popular, Pronto Socorro e está trabalhando em uma obra enorme, que como Centro de Especialidades, ou seja, uma enorme UBS, (Unidade Básica de Saude) que irá atender toda São Bernardo do Campo.

Mas quero dizer sobre a Usina Verde, o que ela é, porque é melhor, quais os impactos, tanto ambiental como empreendedor.

Bom… como disse existia um local de catadores de lixo, com o nome de Lixão, onde todos os nossos lixos recolhidos eram levados para ser aterrado, de maneira que, este lixo aterrado, por mais que seja separado, cairia nos lençóis freáticos e em nossas represas( Agua que normalmente o Paulistano toma como sendo limpa)

Este Lixão foi extinto e no lugar fizeram cooperativas de catadores de lixo.

Estes Catadores receberam incentivo do Prefeito Luiz Marinho e da USP, onde foi-lhes ensinado a trabalhar o lixo, tiveram aulas de contabilidade, e a prefeitura doou as máquinas que eles precisavam. Um ótimo início para quem nem saber ler ou escrever sabia. No ano passado entre eles,manutenção das máquinas, comprando equipamentos, tiravam em média de R$700,00 no meio formal de trabalho.

A Prefeitura ajudava também a mandar os lixos para o local, através de caminhões de pequeno porte e as empresas que compravam buscavam no local, com todo o lixo recilado.

Na conversa com os Diretores que eu tive, o material que sairia mais era garrafas PET e ou plásticos e papelão, onde eles tiram mais lucro.Entretanto, veio a ameaça da USINA VERDE, na qual seria direcionado o lixo para a Usina, principalmente plásticos.

Em entrevista disseram que, a usina vai poluir a atmosfera, o que não consta nos registros, pois o material incinerado virará tijolo eu bloco de concreto e a fumaça antes de subir para as chaminés deve passar por uma piscina de água, deixando-a mais ou quase anti-polente , não fazendo mal ao meio ambiente.

O problema, infelizmente, é que os catadores de lixo terão menos materiais das quais eles tem mais ganho(o papelão , papél branco e garrafas PET).

A construção de USINA VERDE é de uma quantidade faraônica de dinheiro e se ficar pronta, somente para 2013, pois as verbas já foram liberadas.

É importante que saibam que a represa de água na qual eu me refiro é a Represa Billings, o mais importante reservatório de água do Grande abcdrm e de SP e devemos proteger a todo custo, pois digo que estamos chegando nas épocas de secas, e como não houve chuva como o ano passado, estamos com a capacidade baixa.

Eu gostaria de ressaltar que se um dia houver a Usina Verde, que não tire os materiais do catadores, que esteja na mesma quantidade, que seja usado mais material orgânico, cujo não tem como reciclar, mas como o pessoal dos catadores, só o orgânico não daria para ter o efeito que uma usina deve ter, plásticos devem ser usado.

Fiz a entrevista com os catadores cooperados , o ano passado e eles estão muito bem organizados, mas se a prefeitura não os ajudar o custo deles será maior.

Existe no Brasil apenas uma Usina Verde, que dá 1/3 da energia consumida para os bairros que ela catam o lixo. No caso do Grande abcdrm seria a mesma coisa e a única do Estado. Em princípio São Bernardo seria a mais atendida, contudo, as cidades vizinhas se interessaram pelo projeto e estão investindo também.

Para entender a Usina Verde um vídeo é muito melhor, embora eu já tive explicações técnicas muito mais avançadas que vídeos ou o que você acha no Wikipédia. Em fim, hoje em São Bernardo não existe mais o tal chamado Lixão


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: