Bairro Ecológico

Eu me senti na obrigação de informar o que é um bairro ecológico e dos desafios  do uso sustentável no que se refere na região do Grande ABC, da Represa Billings, que é responsável pelo abastecimento de água potável até na região de São Paulo, quer seja econômico, social e ambientalmente do que a sua exploração predatória.

Dividiremos por pequenas perguntas:

O que é O Programa Bairro Ecológico?

O programa consiste em educar, de forma a reconhecer que ambientamente há um desenvolvimento por parte da Prefeitura, no caso a que estou engajado, São Bernardo do Campo em conjunto com áreas de proteção aos mananciais. Impactos vividos, mostra que ocupações ilegais, com falta de saneamento devem ter a conscientização

Cada pessoa deve colocar em mente que a reciclagem de lixo, limpeza de córregos, plantação de arvores em areas livres e em praças são de grande importância a preservação dos nossos Mananciais.

Quais  Bairros que entram no Programa BAIRRO ECOLÓGICO ?

Como aqui temos várias vilas situadas ao redor da Represa Billings, primeiramente são estes, na qual estão localizados em áreas de mananciais.

Mas o que é Manancial????

A represa, a nascente, o córrego, o rio, o lago, a fonte e a água subterrânea(lençóis freáticos) são mananciais. Locais que tem grande valor em matas e árvores, são também protegidos, pois fazem a permeabilidade da água. No grande ABCDRM nenhum local está livre de mananciais, haja visto que até o Paço Municipal de São Bernardo do Campo, ou de Santo André, que são considerados CENTRO URBANO existem muitos lençóis freáticos e rios enormes canalizados. Esta canalização é o grande problema das enchentes que vemos em épocas de chuvas intensas.

O que é àrea de Proteção aos Mananciais ?

São áreas que, toda a agua da chuva correm em direção as represas, diretamente, através de rios , córregos, lençóis freáticos e hoje, jovens já pensam em canalizar aguas da chuva que ficam em piscinões, ou até mesmo canalizar direto de locais que sabemos que sempre tem inundações, a vazão de agua limpa direto a uma cantoneira que levará ao tratamento da água e melhorar a quantidade de água nas represas, podendo-se ser criada até uma represa alternativa. Hoje temos apenas as represas, rios, córregos e lençóis de água onde as aguas devem ser produzida em quantidade necessária aos seus diversos usos. Portanto ÁREAS DE MANANCIAIS SÃO PROTEGIDAS POR LEI.

Por que os mananciais são protegidos???

Porque eles são essenciais à vida, à nossa saúde.

Observe na Grande São Paulo, tem um rio, chamado Tietê, mas mesmo assim é poluído, não tem vida, e nem umedeci a região, o ar é impuro, causas de tantas doenças. Se ao menos existisse uma fonte como o Rio Tietê , limpo e vivo, com peixes, garanto que o ar seria muito melhor. Nossa água de beber não pode ficar poluída .Nossa água de beber não pode ACABAR .

“Se você tiver uma nascente no seu Bairro cuide dela como se fosse um bebê”

Rosangela Staurenghi

Podemos construir em áreas de proteção de mananciais??

Sim, desde que respeitados aos critérios estabelecidos nas Leis Estaduais n° 898/75 , 1172/76 9866/97 e na legislação Municipal. Essas Leis dividem as áreas de Proteção aos Mananciais em duas categorias.

Nas áreas de 1ª categoria, que são as margens das represas rios e nascentes e áreas cobertas por vegetação de interesse para a preservação permanente e encostas de morro, não se pode construir nada.

Nas de 2° categoria é possível construir, e o tamanho e o tamanho mínimo dos lotes pode variar de 500 a 7500 m² dependendo da proximidade da 1ª categoria.

O que é um loteamento clandestino?

É aquele que não teve aprovação legal do Município e do Estado e não foi matriculado no cartório de registro de imóveis.

Infelizmente existem muitos loteamentos como este aqui em São Bernardo do Campo, não porque partido A ou B aprove. Erguem uma casinha de madeira, e sabem que estão errados, e vendem ao primeiro desesperado que aparecer. Isso é uma prática normal de vandalismo ao meio ambiente.

O que é um loteamento irregular?

É o loteamento aprovado mas não matriculado no cartório de registro de imóveis. É também o loteamento aprovado e registrado que não possui obras de infra estrutura , ou que não atende requisitos mínimos, como sanitários e urbanísticos.

Por isso, antes de comprar ou construir em áreas de proteção de mananciais, busque informações junto a secretaria de habitação e meio ambiente , ministério público e cartório de registros de imóveis.

O que podemos amenizar?

Criar áreas de permeabilidade no solo, como ao invés de cimentar toda a sua calçada, deixe pelo menos metade dela com gramado. Plantar arbustos para as calçadas finas, e arvores nas calçadas mais largas.

Cuidar de nossos parques e jardins.

Desta forma nossa casa com uma calçada verde, absorverá a água da chuva, garantindo água boa nos lençóis freáticos, que irão desaguar na nossa Represa, onde irá ser consumida.

Para quem tem terrenos onde se possa plantar, faça isso, mas  se não puder, as calçadas com boa permeabilidade de água no solo já bastariam , se todos fizessem(mas não é bem assim que acontece).

Andamos nas ruas e o que vemos são poucos cidadãos com essa atitude.

Pode ser criado áreas de infiltração dentro do seu loteamento, plantando pomares, flores, jardins, hortas e essa diversidade varia de uma pessoa a uma.

Evite pavimentar demais

A água da chuva precisa continuar a se infiltrar no solo e a recompor aos lençóis subterrâneos para alimentar a Represa.

Quando o solo tem a sua área de infiltração diminuída, a água corre pela superfície levando lixo para dentro da represa, diminuindo sua profundidade (assoreamento) , poluindo  a água e prejudicando  a sua quantidade e qualidade.

As águas que vão pela boca de lobo, galerias são as mesmas que cairão na Represa.Estes são os jeitos que podemos fazer como cidadãos para melhorar.

Quando se diz pavimentar, é também discutido o asfalto…

Existem vários tipos de asfalto, ou pavimento… Um deles é o de paralelepípedo, ótimo para a infiltração de aguas das chuvas, porém nem todo motorista gosta. Temos a pavimentação de piche , uma mistura de químicos, derivados do petróleo e a borracha, que são ótimo para os carros, mas péssimo para a absorção das águas, pois são completamente impermeáveis. Existe o que estamos colocando em boa parte de ruas em áreas de mananciais que se chama “Asfalto Ecológico” , que é ótimo para carros e automóveis e absorve as águas da chuva levando aos rios subterrâneos.

O Asfalto Ecológico é composto de Asfalto que não provém dos derivados do petróleo  e tem micro furos (passagens que dão absorção a água da chuva). Este asfalto não é como o que encontramos no Centro da cidade, portanto não deve ser tratado como igual.

Há certos cuidados que se devem fazer quando se é aplicado o asfalto ecológico, e em primeiro, está na própria educação do morador. Fazer cimentados fora de casa(massa de concreto) para arrumar  sua casa, na rua, estão fora de cogitação, é terminantemente proibidos pela Secretaria do Meio Ambiente, podendo até levar multa que passou de R$600,00  para R$12 mil. Mas ai você me pergunta, como vou cimentar minha casa? ORAS, faça esse cimentado, ou a massa dentro da sua sala, banheiro, ou no quarto.

Nos asfalto ecológico não é permitido jogar entulho, pois também entupira as vias que levarão as águas da chuva, e nesse monte de derivados de entulho está o vilão que é a areia. Portanto não deixe o caminhão descarregar areia na rua, isso lhe dará um boa multa com certeza.

Umas das saídas mais simples é , se for fazer massa, construir uma caixa de madeira grande o bastante para poder mexer a massa, e na areia, coloque uma lona embaixo no descarrego, e depois passem para a sua calçada, não deixando que areia entre em contato com o asfalto.

Entulho não é permitido nem em calçadas, portanto encontre um jeito para a remoção do entulho(As caçambas são caras mas são mais baratas do que 12 mil de multa)

Em breve darei nomes de árvores nativas do Grande ABCD  e de outras cidades.

E o que mais podemos fazer?

Além de plantar arvores, arbustos, gramado, lutar por uma praça bem arborizada podemos:

_Preservar as matas das margens dos rios.Elas protegem nossas águas.

_Proteger as florestas. Elas ajudam a manter a qualidade e quantidade de águas das represas.

_Manter ruas e terrenos vazios e livres de entulho e lixo

_Exercer a responsabilidade de quem mora em um lugar especial !

_Cuidar do seu bairro com o mesmo carinho que você cuida da sua casa.

Texto de Marcia Colestino Macedo e Vera Rotondo
Participação e comentários de Mozart Faggi e a Associação Nossa Terra. 

3 responses to this post.

  1. Matéria brilhante, necessária, linda, madura, vou colar no facebook para meus amigos
    lerem.

    Muito agradecida por tudo isso.

    Mozart, vocë mora em meu coração, junto com a Marcia e a Vera.

    Ofereço essa matéria em homenagem aos amigos assassinados no findi semana
    no PR. Grando, nosso querido Grando, se foi covardemente.

    Oremos.

    Responder

    • Não estava acostumado com o wordpress, mas moro em São Bernardo do Campo ,em áreas consideradas de manancial, porque mesmo não tendo água na superfície, como havia a anos atrás, existe lençóis freáticos, indispensáveis para a sobrevivência da Represa Billings.
      No meu caso, meu bairro está corretamente conservado ecologicamente, com asfalto ecológico, arborização , praças e uma Associação que faz parte deste núcleo que compões significativas 5 vilas.
      É muito importante dar ao jovem e ao idoso, não importando a faixa etária, esta que é a consciêntização do meio ambiente.
      Obrigado por passar a frente, é de grande importância para a humanidade.

      Responder

  2. Esta é uma excelente matéria que pode ser adotada em salas de aulas

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: